DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

O JOVEM TIMÓTEO

 TIMÓTEO

Quem era Timóteo? As últimas palavras registradas do Apóstolo Paulo antes do seu martírio, foram escritas para um jovem chamado Timóteo, a quem ele chamava “meu amado filho”. O pai de Timóteo era grego, e a sua mãe, Eunice, judia (Atos 16:1; II Timóteo 1:5). Ele foi convertido a Cristo ainda moço, pelo ministério de Paulo. Na primeira viagem missionária, o Apóstolo Paulo foi apedrejado em Listra, cidade natal de Timóteo (Atos 14:19-20). Talvez Timóteo tivesse sido testemunha daquele fato. Na viagem seguinte, Paulo visitou Listra outra vez, e levou Timóteo consigo. Desta forma, começou o ministério de um jovem destinado a tornar-se um dos maiores ministérios apostólicos do primeiro século. Foi esse jovem que Paulo ansiou por ver em suas últimas horas. Ele mandou avisar para que ele viesse de Éfeso a Roma para estar com ele naquela hora final de martírio (II Timóteo 4:9). Não sabemos se Timóteo o fez em tempo de estar ao lado do seu pai espiritual, e encorajá-lo na hora da sua gloriosa partida. Nessa ocasião, Paulo disse: “Estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado… somente Lucas está comigo”. Espero que Timóteo tenha chegado em tempo para confortar e encorajar a Paulo, não é?


Como era a vida na época de Timóteo? A Igreja Cristã estava sofrendo perseguições, porém ministérios como Timóteo estavam enfrentando amargos sofrimentos para espalhar o Evangelho por todo o mundo, de maneira maravilhosa.


Timóteo suportou muita doença física e fraqueza, trabalhando como supervisor (bispo) dos pastores que eram, muitas vezes, homens sem cultura. Não havia templos durante os três primeiros séculos da História da Igreja. A pobreza e o sofrimento dos cristãos primitivos envergonharia a igreja moderna, pois esta se recusa a sacrificar-se por Cristo.


Que problemas semelhantes aos nossos Timóteo enfrentou? Timóteo não apenas sofreu como cristão, mas devemos lembrar-nos de que seu pai era grego e sua mãe judia. Bem cedo em sua vida ele conheceu a aspereza do preconceito. Fazer a vontade de Deus e andar corretamente em um ministério não é fácil em qualquer geração. Os problemas mudam de forma através dos séculos, mas o conflito é o mesmo.


Como Timóteo enfrentou os seus problemas? A grande fé de Timóteo na Palavra de Deus, e a sua intimidade com os grandes ministérios apostólicos, foram provavelmente a influência estabilizadoras em sua vida. Nós também devemos apegar-nos e crer nas Suas promessas. Nós também devemos apegar-nos aos ministérios fortes que Deus levanta para nos fortalecer.


A vida e as oportunidades de Timóteo foram maiores ou menores do que as nossas? Em certo sentido, as oportunidades hoje são semelhantes às daquela época. Timóteo fez parte do primeiro estabelecimento da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Nós estamos na época da restauração da Igreja. Os problemas de ordem eclesiástica são quase os mesmos. A influência de profecia e o ministério através dos dons do Espírito são, hoje, em uma igreja neotestamentário, quase iguais aos daquela época.


Leitura designada: I e II Timóteo; Atos, capítulos 16 e 20.


Esboço da Vida de Timóteo


1. Seu Pai era grego e incrédulo, mas sua mãe Eunice e avó Lóide, eram crentes – Atos 16:1; II Timóteo 1:5, e elas instalaram em Timóteo um maravilhoso conhecimento e fé nas Escrituras – II Timóteo 1:5; 3:14-16.


2. Ele foi convertido a Cristo através do ministério do Apóstolo Paulo – Timóteo 1:2, e recebeu um grande dom espiritual através da imposição das mãos de Paulo sobre ele – II Timóteo 1:6. Recebeu também um dom de Deus quando os presbíteros profetizaram e impuseram as mãos sobre ele – I Timóteo 4:14.


3. Talvez tenham sido exatamente essas profecias – I Timóteo 1:18 – que consagraram Timóteo para acompanhar Paulo na Segunda Viagem Missionária – Atos 16:1-3 – no ano 51 d.C.. Timóteo foi a Troas, Filipos, Tessalônica e Beréia. Demorou-se com Silas em Beréia (talvez porque o povo ali amava tanto a Palavra), até que Paulo mandou que eles fossem logo para Atenas – Atos 17:14-15. Paulo mandou-o de volta para ministrar em Tessalônica – I Tessalonicense 3:6.


4. Timóteo ajudou Paulo a escrever I e II Tessalonicenses (I Tessalonicenses 1:1 e II Tessalonicenses 1:1) e, mais tarde, ajudou-o a escrever II Coríntios (II Coríntios 1:1, 19).


5. Ele foi dirigido e enviado a tarefas ministeriais específicas, por Paulo. Foi a Corinto – I Coríntios 4:17; 16:10. Paulo fala da sua intenção de mais tarde mandar Timóteo outra vez para Filipos – Filipenses 2:19-24.


6. Ele viajou com Paulo para Jerusalém – Atos 20:4 – e ficou ali com ele – Filipenses 1:1; 2:19-22; Colossenses 1:1; Filemon1- estava com ele durante o seu julgamento.


7. Ele possivelmente foi preso com Paulo. Hebreus 13:23 menciona que Timóteo fora solto.


8. Timóteo voltou a Éfeso, para onde Paulo lhe escreveu as duas cartas, recomendando-lhe que voltasse a Roma para estar com ele – II Timóteo 4:9. Será que ele as recebeu em tempo de estar com Paulo na hora de seu martírio?


9. Depois da morte de Paulo, a igreja efésia ficou sob a supervisão de Timóteo, até que ele também seguiu a Paulo no martírio, no reinado de Nerva ou Domício.


Perguntas para Estudo e Discussão

1. O que mais o impressionou na vida de Timóteo?

2. Discuta os problemas e dificuldades que Timóteo enfrentou.

3. Qual era o maior segredo da fé do jovem Timóteo em Deus?

4. O que é que os jovens mais precisam: companheiros espirituais, ou pais espirituais?


Grandes Temas da Vida de Timóteo

Seja Um Bom Soldado – II Timóteo 2:1-4.

Profecia Pessoal e Imposição de Mãos – na vida de Timóteo.

Pais Espirituais e Filhos Espirituais.

O Valor do Treinamento nas Escrituras, Desde os Mais Tenros Anos.


Versículos para Decorar: I Timóteo 1:18, 19; 4:14-15; II Timóteo 1:6-7; 1:12; 2:3-4; 2:15; 2:19-22;3:12-17; 4:1-4,7-8




Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.








 


 O desejo em criar este projeto e, porque temos visto muitos JOVENS se perdendo para vida errada nos do SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO temos esta consciência que podemos orientar estes JOVENS que são os futuros (OBREIROS-PASTORES-, ETC.) 


O que Deus diz sobre os jovens?
Deus ama os jovens e os quer abençoar. Deus dá força e vigor, sonhos e alegria aos jovens. A juventude também é o tempo para aprender como ser adulto e responsável. Deus dá muitos conselhos para jovens inexperientes na Bíblia.
Provérbios 1:
1. Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:
2. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;
3. para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade;
4. para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.

A juventude é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. A pessoa já se sente mais independente, mas ainda não tem experiência. É um tempo de descoberta e decisões, que pode ser muito confuso e trazer muitas tentações. Por isso, é muito importante ter um relacionamento com Deus já na juventude e estudar a Bíblia.

Os pais e as pessoas mais velhas são muito importantes para os jovens nessa fase. Eles podem ensinar muita coisa porque têm experiência de vida. Mesmo não concordando em tudo, os jovens devem sempre respeitar os pais. 
Deuteronômio 5:16. Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Ao mesmo tempo, os pais precisam dar independência aos jovens e ser compreensivos, tentando não os irritar. 
Colossenses 3:21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
 Na juventude o papel dos pais muda gradualmente de dar ordens para dar conselhos.














blogs