DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

O JOVEM JOSÉ


O JOVEM JOSÉ


Quem era José? O livro de Gênesis devota quase trinta por cento dos seus capítulos à vida de José, filho de Jacó. 

A sua vida foi incomum, pois ele foi vendido para a escravidão no Egito quando tinha dezessete anos, e naquele país ele passou os treze anos seguintes como escravo e na prisão. 

Tinha apenas trinta anos de idade quando tornou-se governador da maior civilização daquela época. Ali, em terra estranha, casou-se com mulher estrangeira, e viveu e reinou no Egito durante oitenta anos.


José era o filho favorito de Raquel, esposa favorita de Jacó. Este lhe deu uma capa de muitas cores, que indicava para os outros irmãos que Jacó pretendia dar-lhe a primogenitura. 

 “Ele nasceu com uma colher de ouro na boca”.


Teria riquezas que haveria de herdar, posição e benção; contudo, não foi este o plano de Deus para a sua vida. Leia como Deus permitiu que todas estas cousas ruíssem por terra, e grande humilhação se abatesse sobre ele durante trinta anos, enquanto preparava-o para cousas maiores.


Como era a vida na época de José? Jacó e seus filhos eram pastores ou vaqueiros. Cuidavam de seus rebanhos, criavam suas famílias, e geralmente procuravam servir a Deus. Com a idade de dezessete anos, José foi introduzido ao Egito, que era culturalmente muito mais desenvolvido que Canaã. 

Sabe-se que toda a arte e ciência da Grécia foram copiadas do Egito. Todavia, a liberdade e os direitos humanos estavam no mais baixo nível. A vida humana tinha pouco valor. A escravidão florescia com todo o vigor.


Que problemas semelhantes aos nossos José enfrentou? José não foi compreendido pela sua família, era invejado e odiado por seus irmãos. A sua juventude não podia ser suave, em tais circunstâncias. Não lhe foi fácil ser repentinamente degradado da posição de filho mimado de Jacó, para ser escravo na casa de Potifar, no Egito. Ele foi colocado em posição dificílima. Foi sujeito à tentação da esposa do seu senhor.


Hoje em dia, parece que essa tentação é muito pouco diferente. Quando ele foi elevado repentinamente da prisão para o trono, enfrentou a tentação do orgulho e da arrogância, que uma prosperidade assim, súbita, propicia. Mais tarde, ele teve todas as oportunidades de vingar-se dos seus irmãos por causa da traição que eles lhe haviam feito, quando menino. 

Todas estas tentações e problemas têm derrotado muitos homens, e ainda estão fazendo com que muitos não cumpram a vontade de Deus para as suas vidas, hoje em dia.


Como foi que José resolveu os seus problemas? José tinha fé e dependência básica de Deus (Gênesis 39:4-8; 50:19, 20), que o mantiveram fiel em meio a todas estas circunstâncias e problemas.

 Quando você lê acerca do perdão que ele concedeu aos seus irmãos, da sua fidelidade em face à adversidade, lembre-se de que foi a sua fé robusta em Deus que fez dele um homem fiel.


A vida e as oportunidades de José foram maiores ou menores do que as nossas? A vida era mais simples naquela época do que agora, mas era mais primitiva e incerta em outros sentidos. 

São as épocas e circunstâncias que colocam diante de nós grandes oportunidades, pois é Deus que nos dá a oportunidade de realizar grandes feitos em nossas vidas? No caso de José, Deus o ajudou e lhe deu o lugar. 

Para nós também, Deus é o único que exalta o humilde coração que confia, e abate o orgulhoso e ímpio. Hoje em dia, temos uma oportunidade ainda maior que José, para andar com Deus, pois Ele está derramando do Seu Espírito mais amplamente, nestes dias.


Gênesis, 37 a 50.


Vida de José

1. Seus pais – Gênesis29:31; 30:1, 22-24.

2. Suas primeiras relações familiares, suas revelações e sonhos – Gênesis37:1- 22.

3. Vendido como escravo – Gênesis37:23-36.

4. Escravatura e prisão – Gênesis39 e 40.

5. Libertado e exaltado – Gênesis41.

6. Perdão semelhante ao de Cristo – Gênesis42 a 50.

7. Os seus ossos levados para Canaã quatrocentos anos mais tarde – Gênesis50:24-26; Êxodo 13:19.


Estudo e Discussão

1. Em Gênesis capítulo 37, note os problemas que a parcialidade paterna suscita em uma família. Se um pai (ou mãe) é parcial em benefício de um dos filhos, que problemas isto suscita?


2. Descreva como José tornou o mal com o bem.


3. A família de José o compreendia quando ele era menino e recebia sonhos de Deus? Como podemos entender melhor os membros de nossa família?


4. Que fez José quando tentado a pecar, pela esposa de seu senhor? Há ocasiões em que fugir é melhor do que lutar?


5. Você acha que Deus preparou tempos difíceis na mocidade de José, afim de prepará-lo para as grandes bênçãos do futuro?


6. Se José não tivesse sido vendido para o Egito, mas se lhe fosse permitido continuar como filho mimado e favorito de Jacó, é possível que a predileção de Jacó tivesse destruído o seu caráter de maneira mais eficiente do que as adversidades que ele enfrentou?


Grandes Temas da Vida de José

Pagar o mal com o bem.

Como enfrentar da Tentação.

O valor das Dificuldades.


Gênesis 39:4,5,7,8,; 50: 19-20; 50: 24-26, Êxodo 13:19.



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.








 


 O desejo em criar este projeto e, porque temos visto muitos JOVENS se perdendo para vida errada nos do SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO temos esta consciência que podemos orientar estes JOVENS que são os futuros (OBREIROS-PASTORES-, ETC.) 


O que Deus diz sobre os jovens?
Deus ama os jovens e os quer abençoar. Deus dá força e vigor, sonhos e alegria aos jovens. A juventude também é o tempo para aprender como ser adulto e responsável. Deus dá muitos conselhos para jovens inexperientes na Bíblia.
Provérbios 1:
1. Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:
2. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;
3. para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade;
4. para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.

A juventude é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. A pessoa já se sente mais independente, mas ainda não tem experiência. É um tempo de descoberta e decisões, que pode ser muito confuso e trazer muitas tentações. Por isso, é muito importante ter um relacionamento com Deus já na juventude e estudar a Bíblia.

Os pais e as pessoas mais velhas são muito importantes para os jovens nessa fase. Eles podem ensinar muita coisa porque têm experiência de vida. Mesmo não concordando em tudo, os jovens devem sempre respeitar os pais. 
Deuteronômio 5:16. Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Ao mesmo tempo, os pais precisam dar independência aos jovens e ser compreensivos, tentando não os irritar. 
Colossenses 3:21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
 Na juventude o papel dos pais muda gradualmente de dar ordens para dar conselhos.














blogs