DOAÇÕES

A DOAÇÃO É UM ATO QUE PODE MODIFICAR O ENTENDIMENTO E O INTERIOR DE UMA PESSOA.

 

 

CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

O JOVEM DAVI

O JOVEM  DAVI

Quem era Davi? Aproximadamente três mil anos atrás, um moço tornou-se rei de seu povo, com a idade de trinta e três anos. Ele já havia enfrentado grandes perigos e adversidades, tendo lutado com leões e ursos quando era pastor de ovelhas, e tendo derrotado um gigante filisteu que tinha 2,70 metros de altura, depois do que vivera vários anos como fugitivo e marginal por causa da inveja do seu rei.

 Esse moço, Davi, ainda bem jovem já era compositor, músico, guerreiro e estrategista militar. 

Mais tarde, ele iria governar as doze tribos de Israel durante quarenta anos, e expandir o seu reino do Rio Eufrates até às fronteiras do Egito. 

Reconhecido como o maior rei da história de Israel, ele também é chamado “o doce cantor de Israel”, e nas Escrituras, é chamado profeta de Deus. 

Acima de todas estas cousas, ele era um homem profundamente espiritual, chamado por Deus, e homem segundo o Seu coração. Ele era intensamente humano, e exibia a ampla gama de expressões morais de que o coração humano é capaz. Ele alcançou as alturas e chegou às profundidades. Davi significa “amado”; era homem belo, embora de pequena estatura; forte, corajoso e prudente no falar.


Como era a vida na época de Davi? Tanto nacional como religiosamente, os tempos eram caóticos. Davi teve pleno contato com a época violenta em que vivia. 

Lutou com animais selvagens no deserto, enquanto, na qualidade de rapazote, cuidava das ovelhas; lutou nos exércitos de Israel como jovem, e esquivou-se da perseguição do rei invejoso, que deseja matá-lo. 

Como fugitivo nas montanhas, ele aprendeu a manejar os homens, e tornou-se um líder. A vida era cheia de perigos, e os homens expressavam as suas emoções de maneira primitiva e às vezes violenta. Não obstante, houve maravilhosa revelação e comunhão com Deus na vida de Davi e de Samuel, seu contemporâneo.


Que problemas semelhantes aos nossos Davi enfrentou? Davi foi ungido para ser o Rei de Israel, quando não passava de um garoto, mas muitos anos se passaram antes que ele se tornasse rei.

 É difícil os jovens enfrentarem adiamentos e revezes. Porém, muitas vezes, decepções e lutas também são o nosso quinhão. Davi enfrentou estas cousas, e nós também as enfrentamos. Ele constantemente enfrentou um inimigo que era maior que o Golias, que matou quando moço. Esse inimigo era a sua própria natureza carnal. Muitas vezes é difícil fugir “das paixões da mocidade”.


Como foi que Davi resolveu os seus problemas? Muitas vezes Davi buscava o Senhor em oração e louvor, quer estivesse enfrentando inimigos, concupiscência ou culpa, quer tivesse problemas para os quais não podia encontrar solução. Em momentos de desânimo, está escrito que “Davi fortaleceu-se no Senhor”. 

Quando lemos os Salmos, muitos dos quais foram escritos por Davi, estamos lendo as orações e louvores de homens que não eram capazes de encontrar escape, nem solução, nem forças, exceto no Senhor.


A vida e as oportunidades de Davi foram maiores ou menores do que as nossas? Quando uma nação está erguendo-se, ou caindo, apresentam-se as grandes oportunidades de fama, riqueza e grandeza. É a hora de crise quem exige um Tiradentes, ou D. Pedro I. 

Tempos de crise, que tais testemunharam o aparecimento dos profetas do Antigo Testamento. Em uma hora de necessidade assim, surgiu Davi.

 Não é verdade que hoje nós também estamos vivendo em uma época de crise e de transformação para toda a civilização? Quem pode dizer que esta época não é ainda mais desafiadora do que o tempo em que Davi viveu?


 I Samuel, 16 até o fim do livro. II Samuel, todo o livro. I Reis 1:1; 2:12. Note que I Crônicas capítulos 10 a 22, e 28 e 29 também tratam da vida de Davi, com algumas poucas variações.


 Vida de Davi

1. O jovem Davi foi ungido Rei – I Samuel, capítulo 16.


2. O jovem Davi matou Golias – I Samuel, capítulo 17.


3. A inveja de Saul e o amor de Jônatas – I Samuel, capítulos 18 a 20.


4. Davi foi fugitivo até a morte de Saul – I Samuel 21-31.


5. Davi foi feito Rei – II Samuel, capítulos 1 a 7.


6. Davi edificou e expandiu o reino – II Samuel 8-10.


7. Davi e Bate–Seba – II Samuel, capítulos 11 e 12.


8. Os problemas de Davi – II Samuel, capítulos 13 a 21.


9. Os últimos cânticos de Davi – II Samuel, capítulos 22 e 23.


10. Instruções finais e morte de Davi – I Reis 1:1; 2:10-12.


Estudo e Discussão

1. O que mais o impressionou na vida de Davi?

2. Que lições lhe pareceram mais importantes?

3. Discuta a versatilidade dos talentos e das façanhas de Davi.

4. Para você, qual é a fase mais importante da vida dele: Davi como guerreiro, músico, rei ou profeta?

5. Você pode indicar como Davi colheu, em seus próprios filhos, o pecado cometido com Bate-Seba?

6. Como você resume o aspecto espiritual de Davi?

7. Por que lhe foi negado o grande desejo de edificar um templo para Deus?


Grandes Temas da Vida de Davi

Inveja – do exemplo da inveja que Saul tinha de Davi.

Seja um Amigo Verdadeiro – Davi e Jônatas – I Samuel, capítulo 14; 18:1-5; 19:1-7; capítulo 20; 31:2; II Samuel 1:17-27.

Perdão – Mefibosete – II Samuel, capítulo 9.

Você não pode esconder o Pecado – II Samuel, capítulos 11 e 12.

O último Salmo de Agradecimento de Davi, suas Últimas Instruções e Última Oração – II Samuel, capítulos 22 e 23; I Crônicas 29:10-19.


Versículos pra Decorar: I Samuel 16:7; 17:45; 22:2-4, 17-20 e 26-27.



Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.








 


 O desejo em criar este projeto e, porque temos visto muitos JOVENS se perdendo para vida errada nos do SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO temos esta consciência que podemos orientar estes JOVENS que são os futuros (OBREIROS-PASTORES-, ETC.) 


O que Deus diz sobre os jovens?
Deus ama os jovens e os quer abençoar. Deus dá força e vigor, sonhos e alegria aos jovens. A juventude também é o tempo para aprender como ser adulto e responsável. Deus dá muitos conselhos para jovens inexperientes na Bíblia.
Provérbios 1:
1. Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel:
2. Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência;
3. para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e eqüidade;
4. para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso.

A juventude é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. A pessoa já se sente mais independente, mas ainda não tem experiência. É um tempo de descoberta e decisões, que pode ser muito confuso e trazer muitas tentações. Por isso, é muito importante ter um relacionamento com Deus já na juventude e estudar a Bíblia.

Os pais e as pessoas mais velhas são muito importantes para os jovens nessa fase. Eles podem ensinar muita coisa porque têm experiência de vida. Mesmo não concordando em tudo, os jovens devem sempre respeitar os pais. 
Deuteronômio 5:16. Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Ao mesmo tempo, os pais precisam dar independência aos jovens e ser compreensivos, tentando não os irritar. 
Colossenses 3:21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
 Na juventude o papel dos pais muda gradualmente de dar ordens para dar conselhos.














blogs